COESÃO E COERÊNCIA

·                 O texto pode não ser só verbal, ele pode possuir imagens;
·                 A função das imagens e relacioná-las com o tema;
·                 O texto pode ser dividido em partes;
·                 O último parágrafo tem que ter relação com o primeiro parágrafo do texto.
 Ao definir texto e textualidade, Maria Graças C. Val (1994), avalia que texto é como uma ocorrência falada ou escrita, dotada de unidade sócia comunicativa semântica e formal. O texto, portanto é uma unidade de linguagem em uso, que cumpre seu papel na identificação de um dado jogo de atuação sócio comunicativo.
 O texto também deve possuir uma propriedade básica que é constituir uma unidade semântica. A ocorrência lingüística, para ser texto, tem que ser recebida pelo receptor como um todo significativo. A coerência é o responsável pelo sentido do texto, seus constituintes lingüísticos devem estar integrados e que faça o texto se mostre coeso.
Para que um texto seja bem compreendido ele precisa ser avaliado por três aspectos:
Pragmático, semântico - conceitual e formal.
Já a textualidade a autora define como um conjunto de características que fazem um texto seja um texto, e não uma seqüência de frases.
Para Beaugrande e Dressler (1983), os sete fatores que são responsáveis por qualquer discurso são: coerência, coesão, intencionalidade, informatividade, aceitabilidade, situacionalidade, informatividade e a intertextualidade. Todos responsáveis pelo processo sócio-comunicativo.
 A coerência e a coesão são responsáveis pelo sentido do texto, envolvendo aspectos lógicos e semânticos.
A intencionalidade tem o intuito de construir um texto coeso e capaz de satisfazer os objetivos que tem em mente em uma determinada situação comunicativa. A aceitabilidade é o conjunto de ocorrência capaz de levar o leitor a adquirir conhecimento ou a cooperar com os objetivos do autor.
 A situacionalidade é o que diz respeito à relevância do texto, quanto ao contexto em que ocorre. A intertextualidade é a capacidade de fazer relação de um texto com o conhecimento de outro texto. Pois são inúmeros os textos que só são entendidos quanto relacionados com outros textos.
 Relacionando texto e textualidade, pode-se dizer que a unidade textual se constrói no aspecto sociocomunicativo, através dos fatores pragmáticos e do aspecto semântico.
No entanto é preciso considerar que a intertextualidade e a informatividade, diz respeito à matéria conceitual do discurso, na medida em que lidam com os conhecimentos partilhados pelos interlocutores.


COESÃO: È a conexão, ligação, harmonia entre os elementos de um texto. Percebemos tal definição quando lemos um texto e verificamos que as palavras, as frases e os parágrafos estão entrelaçados, um dando continuidade ao outro. Os elementos de coesão determinam a transição de idéias entre as frases e os parágrafos.
 Responsável por estabelecer as relações de sentido, diz respeito ao conjunto de recursos semântico por meio dos quais uma sentença se liga com a que veio antes, aos recursos semânticos mobilizados com o propósito de criar textos.
 Consideram a coesão como parte do sistema de uma língua, através do sistema léxico-gramatical. Há, portanto, formas de coesão realizado através da gramática e outras, através do léxico. O uso de elementos coesivos dá ao texto maior legibilidade, explicitando os tipos de relações estabelecidas entre os elementos lingüísticos que o compõem. 
 Em muitos tipos de textos a coesão é altamente desejável, pois serve de mecanismos de manifestação superficial da coerência. Para Halliday e Hasan (1976) existem cinco tipos de mecanismo de coesão distintos:
·                 Referência (pessoal, demonstrativa, comparativa)
·                 Substituição (nominal, verbal, frasal)
·                 Elipse (nominal, verbal, frasal)
·                 Conjunção (aditiva, adversativa, causal, temporal, continuativa)
·                 Coesão lexical (repetição, sinonímia, hiperonímia, uso de nomes genéricos, colocação).

COERÊNCIA: È a relação lógica entre as idéias, pois essas devem se complementar é o resultado dá não contradição entre as partes do texto. Um texto coerente é aquele do qual é possível estabelecer sentido: é entendido como um princípio de interpretabilidade.
Van Dijk e Kintsch (1983) falam sobre os diversos tipos de coerência:
·                 Coerência semântica - que se refere á relação entre significados dos elementos das frases em sequência em um texto ou entre os elementos de um texto como um todo.
·                 Coerência sintática- refere-se aos meios sintáticos para expressar a coerência semântica como, por exemplo, os conectivos, o uso de pronomes, de sintagmas nominais definidos e indefinidos.


Como podemos perceber, a coesão e a coerência devem estar presentes no corpo todo de um texto, para que ele faça sentido e seja compreendido pelo leitor. A falta desses elementos faz com que o texto perca o sentido e se apresente de forma contraditória. Causado pela incoerência do uso dos elementos de coesão textual.



        Referências bibliográficas:

  • Koch, Ingedore  Grunfield Villaça


  • Costa Val, Maria da Graças. Redação e Textualidade/ Maria da Graças Val.- São Paulo: Martins Fontes,1994.- (texto e linguagem)

Escrito por Jenail Luciana